Fogo na Sertã pode estar perto de ser dominado

O incêndio no distrito de Castelo Branco reduziu de intensidade durante a noite deste sábado. O IC8 mantém-se cortado

O incêndio na Sertã, ativo desde a tarde de sexta-feira, reduziu de intensidade na noite deste sábado e poderá ser dominado nas próximas horas. A garantia foi dada por uma fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o oficial de operações Paulo Santos, à agência Lusa, apontando a queda da temperatura e a redução do vento como fatores benéficos para a resolução do incêndio.

Apesar das boas notícias, o Itinerário Complementar (IC) 8 continua cortado, mantendo-se uma parte do incêndio mais ativa na zona de Várzea de Cavaleiros. Pouco depois das 23 horas, o incêndio ainda mobilizava 766 operacionais e 252 viaturas. Paulo Santos explica que estes números não são garantia de um combate expressivo a tempo inteiro. "Há necessidade de gestão do trabalho, do repouso e de logística. Os veículos têm de meter gasóleo e fazer manutenção, os homens têm de comer e de gerir o esforço. Qualquer bombeiro, ao fim de mais de duas horas de combate direto às chamas, tem de parar", explicou aquele operacional.

Paulo Santos revelou ainda a existência de dois feridos: um civil, que sofreu um corte e foi assistido no centro de saúde da Sertã, e um sapador florestal, que sofreu uma queda e teve um traumatismo torácico, tendo sido levado para o Hospital Universitário de Coimbra.