Número de alunos colocados no Ensino Superior é o mais elevado dos últimos sete anos

Dados da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES)

Este ano registou-se o número mais elevado de alunos colocados no Ensino Superior na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), segundos os dados da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), divulgados num comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Ao todo foram colocados 44 914 alunos, um aumento de 5% face ao ano passado e o mais elevado desde 2010.

No ensino universitário, o número de colocados cresceu cerca de 2,3%, num total de 27 648 em comparação ao ano passado com 27 036. Já o número de alunos colocados no ensino politécnico registou um aumento de 8,4%, atingindo 17  266 estudantes.

Quase 85% dos 44.914 conseguiram entrar numa das suas três primeiras opções, sendo que metade dos colocados entrou na primeira opção, ligeiramente abaixo dos 51% que o conseguiram em 2016.

Engenharia Aeroespacial, no Instituto Superior Técnico, voltou a registar a média de entrada no ensino superior mais elevada na primeira fase de colocação, com 18,8 valores, seguindo-se Engenharia Física Tecnológica, da mesma instituição (18,75 valores) e Engenharia e Gestão Industrial, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (18,43 valores).

Em quarto lugar fica o curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com um registo de 18,33 valores para o último colocado.