Sertã. Chamas finalmente controladas

O Trânsito do IC8 reabriu desde esta manhã. Há 26 feridos ligeiros, mas os estragos estão por contabilizar.

O incêndio que deflagrou na sexta-feira no concelho da Sertã foi dado como dominado durante a manhã de hoje. O fogo lavrava em zona florestal, essencialmente pinhal, e obrigou ao fecho do IC8 entre os nós de Várzea de Cavaleiros e Maljoga, que entretanto foi aberto ao trânsito por volta das 7h30 da manhã deste domingo e chegou a destruir algumas habitações em pelo menos duas aldeias. No terreno estão 745 operacionais, apoiados por 253veículos e quatro aeronaves.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pela manhã de domingo havia apenas uma único foco de incêndio ativo.

No sábado, as chamas aproximaram-se das aldeias de Ribeira da Várzea, Póvoa da Várzea, Hortas e Vale do Pereiro, tendo obrigado à dispersão de meios. “Não há limpeza à volta das casas e das instalações, a mata entra pelas aldeias”, lamentou o comandante da ANPC, Paulo Santos, em declarações à Lusa, afirmando que o combate ao fogo estava a ser.

 No distrito de Castelo Branco continua ativo um incêndio que deflagrou ao início da noite de sábado em Proença-a-Nova, estando a ser combatido por 183 bombeiros, apoiados por 45 veículos e 10 aeronaves.