Jorge Sampaio “está a recuperar bem” da cirurgia ao coração

O estado de saúde de Jorge Sampaio tem estado frágil e o ex-Presidente foi operado de urgência.

Jorge Sampaio “está a recuperar bem” da cirurgia ao coração

A notícia foi avançada pela Lusa e confirmada por Helena Barroso, assessora de imprensa do antigo Chefe de Estado, que disse ao i que “Jorge Sampaio está a recuperar bem e que a convalescença está a decorrer com normalidade”.

Jorge Sampaio deu entrada no Hospital de São Francisco Xavier na semana passada e foi transferido para o Hospital Egas Moniz onde ocorreu a cirurgia. Atualmente está em recuperação no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide.

Segundo fonte da Lusa, Jorge Sampaio terá sido operado “há dias” devido a “problemas acrescidos de mobilidade”. “É um problema que tem estado a ter há já alguns meses, se não há quase um ano”, acrescentou a mesma fonte.

Os problemas cardíacos de Jorge Sampaio têm vindo a debilitar a saúde do antigo Chefe de Estado. A primeira situação ocorreu durante em 1996, quando Jorge Sampaio já era Presidente da República. Sampaio foi operado ao coração devido a uma mal formação congénita. Três anos depois, em 1999, o antigo Chefe de Estado voltou a fazer uma cirurgia ao coração e, mais recentemente, a situação clínica tem afetado a agenda do ex-Presidente.

No início de 2016, a condição cardíaca de Jorge Sampaio imperdiu o antigo Chefe de Estado de fazer uma intervenção no almoço-comício de apoio a Sampaio da Nóvoa para as Presidenciais. O ex-Presidente viu-se obrigado a cancelar o discurso por aconselhamento médico.

Jorge Sampaio também teria sido internado por diversas vezes nesse mesmo ano. Em julho, uma subida da tenção arterial terá levado o antigo presidente a passar o dia no hospital para ser submetido a vários exames. Também em Outubro, o antigo Chefe de Estado voltou a ser assistido no Hospital de São José devido a um pico de tensão. O ex-Presidente tinha-se sentido mal em casa e foi transportado de urgência. Ficou internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, para fazer exames.

Crê-se que o último internamento tenha sido no inicio de junho deste ano, para vigilância médica.