Bolachas com sal e açúcar a mais preocupam DGS

Em causa estão os altos teores de açúcar e sal usados no fabrico das bolachas de água e sal e tipo Maria

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai estabelecer novas metas relativamente aos teores de sal e açúcar que serão sugeridos às empresas que produzem bolachas. Existem algumas marcas de bolachas de água e sal e do tipo Maria que usam o dobro do sal e açúcar estipulados.

A análise foi feita 15 marcas dos dois tipos de bolachas mais consumidas em Portugal, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), onde permitiu aos investigadores concluir que é possível produzir os mesmos alimentos de forma mais saudável.

A DGS, atenta a este problema, está a preparar-se para traçar algumas metas que posteriormente serão recomendadas à industria alimentar, para que o fabrico das bolachas seja reformulado.

Segundo disse Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS, ao Diário de Notícias, dentro de algum tempo, a DGS deverá “reunir-se com a indústria alimentar no sentido de fazer sugestões de reformulação de produtos”, não apenas no setor das bolachas, mas também noutros.