Beber uma cerveja por dia pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

Conclusão foi revelada por um estudo da Universidade de Cambridge e da Universidade de Londres.

Foram sendo desenvolvidos, ao longo dos anos, vários estudos sobre o efeito do álcool na saúde cardiovascular. E agora, um novo estudo adianta que o consumo moderado de álcool pode ajudar a reduzir o risco de ter doenças cardiovasculares, quando comparado com a ingestão em demasia ou a total abstinência.

De acordo com a investigação, publicada na revista médica British Medical Journal, a ingestão moderada de álcool diminui o risco de ataque cardíaco, angina instável, insuficiência cardíaca, morte súbita por doença coronária e doença arterial periférica.

Contudo, as pessoas que bebem álcool em excesso, têm mais probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca, paragem cardiorrespiratória e problemas de circulação.

Este estudo teve como base vários dados de adultos do Reino Unido com idades acima dos 30 anos.

"Biologicamente, quem bebe álcool moderadamente tende a ter riscos menores de inflamação e níveis mais altos de colesterol bom. É provável que digam que, nestes casos, essas pessoas tendem a ser também mais saudáveis e ativas socialmente e que isso tem maior importância na redução do risco de várias doenças cardíacas", disse um dos autores do estudo, Steven Bell.