Ryanair prepara oferta pela Alitalia

Michael O’Leary, presidente executivo da Ryanair, admitiu que a companha aérea irlandesa está preparada para avançar com uma proposta de compra da italiana Alitalia, que avançou em novembro com um processo de insolvência.

De acordo com o The Guardian, o responsável afirmou que esta será a segunda maior compra nos 33 anos de história da companhia aérea irlandes.

Fora de questão parece estar agora uma oferta pela da Air Berlin, companhia aérea alemã, que também entrou em insolvência durante o verão. Recorde-se que Michael O'Leary chegou a admitir que esta era uma outra possibilidade em cima da mesa. 

Apesar de o negócio poder estar perto de ser fechado, ainda não foram avançados valores, nem sequer datas para o fim das negociações. 

Companhia aérea. Alitalia abre falência

A companhia aérea italiana Alitalia decretou a falência depois de os trabalhadores terem rejeitado os fundamentos de um plano de recapitalização de dois mil milhões de euros com o objetivo de salvar a empresa, que se vê a braços com “uma séria situação económica e financeira”.

O plano da administração da companhia aérea italiana, detida em 49% pela Etihad Airways, previa a extinção de 2 437 empregos entre os 12 mil trabalhadores e reduções nos salários de 28% para os pilotos e 32% para as hospedeiras e comissários de bordo.

Entre os pontos mais contestados estiveram as concessões e os cortes ao nível dos postos de trabalho.