Mulher disse ser vítima de atentado de Barcelona para receber dinheiro

A mulher pediu dinheiro na internet para ajudar nos tratamentos do neto, mas tudo não passa de uma história falsa

Uma mulher, chamada Maria Tores, fez-se passar por uma das vítimas do atentado em Barcelona, e recorreu a angariações de fundos na internet para conseguir arrecadar dinheiro.

As pessoas que doaram dinheiro pensavam que este seria utilizado para pagar tratamentos médicos da filha e do neto desta mulher, que teriam sido, alegadamente, atropleados duranto atentado terrorista nas Ramblas.

Nos sites de angariação de fundos – GoFundMe e YouCaring – Maria diz ser de Valência, em Espanha, e conta que a filha, Teresa Tores, e o neto, Antonio Tores, estavam em Barcelona a visitar amigos quando tudo aconteceu.

Num texto emotivo, e que estava escrito em inglês, a mulher conta que a filha sofreu lesões na coluna e que o neto sofreu ferimentos graves na cabeça e, portant, precisava de ser operado numa clínica privada. "A despesa total é de cerca de 8 mil euros e o seguro só paga metade", escreveu a mulher.

"Nós não somos ricos. Só nos temos uns aos outros", pode ler-se ainda na publicação. O site mostrava ainda uma fotografia de uma criança de cerca de três anos entubada no hospital e a fotografia de uma mulher com um menino ao colo.

O dinheiro seria alegadamente usado para pagar a cirurgia do neto desta mulher e as despesas para a recuperação.

No entanto, e de acordo com o El Mundo, não há ninguém na lista de feridos do atentado de Barcelona, a lista esta compilada pelas autoridades espanholas, e na mesma não aparece nem o nome de Antonio Tores nem de Teresa Tores.

O jornal esapanhol entrou em contacto com Maria, e esta disse que o neto tinha morrido. Contudo, o nome de Antonio Tores também não consta na lista das 16 vítimas mortais dos atentados em Barcelona.

Num artigo publicado esta quinta-feira, o jornal espanhol diz ter começado a investigar Maria porque vários pontos da sua história não batiam certo. O facto de o menino não ser operado no sistema de saúde pública era de estranhar, assim como o facto de a mulher, a filha e o neto terem o mesmo apelido.

Confrontado com todas estas dúvidas, o jornal entrou em contacto com o site GoFundMe, que ativou um processo de verificação para perceber se Maria estava a pedir dinheiro para uma causa real.

O site percebeu que Maria acedia à sua conta a partir de fora de Espanha. Os 300 euros que tinham sido arrecadados pela conta até à altura foram devolvidos aos doadores.

Até ao momento, no site do YouCaring, Maria arrecadou 1368 euros e a conta continua aberta.