Dijsselbloem deixa mensagem a quem o quer ver fora do Eurogrupo

Jeroen Dijsselbloem, atual presidente do Eurogrupo, aproveitou a presença numa conferência para dar conta que a sua intenção é terminar o seu mandato, que acaba em meados de janeiro do próximo ano

Para o presidente do Eurogrupo, o assunto não foi abordado até hoje porque «não há motivo para o discutir». «Na situação atual sou ainda ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. E por falar nisso, é minha intenção, sob qualquer circunstância, completar o meu mandato, que vai até meados de janeiro», fez saber, quando questionado pelos jornalistas.

Centeno em ‘bicos de pés’ para presidir a Eurogrupo

O controlo das contas continua a ser a principal prioridade de Mário Centeno, mas o Ronaldo do Ecofin, como lhe chama Schäuble, continua a ser um dos nomes apontados para a presidência do Eurogrupo. Apesar de ter sido falado em março e de ter caído no esquecimento, o próprio ministro das Finanças português já tem feito saber que presidir ao Eurogrupo é algo que gostava que acontecesse.

O assunto voltou a ser tema de conversa quando, no início do mês de agosto, ainda durante as férias parlamentares, Centeno voltou a deixar a hipótese em aberto, numa entrevista ao El País. «Não vou dizer que não, se há uma possibilidade», sublinhou prontamente o responsável pelas finanças portuguesas. 

Vamos por partes. Em abril deste ano, Mário Centeno foi sondado para assumir o lugar de Jeroen Dijsselbloem, mas António Costa apressou-se a rejeitar a ideia. Em entrevista à Renascença, o primeiro-ministro português evidenciou que uma candidatura do ministro responsável pela pasta das Finanças não estava nas prioridades do Governo. No entanto, quando o caso parecia estar encerrado, Centeno veio dizer a um canal norte-americano que nunca lhe passou pela cabeça excluir essa possibilidade. 

Mais tarde, já em junho, explicou que não era uma matéria que lhe ocupasse o tempo. Mas, sem afastar a hipótese, sublinhou que, quando a questão se colocar, «é importante que Portugal tenha uma posição forte».