Organic. Chegou ao Chiado o restaurante que democratiza o saudável

Seja qual for a dieta alimentar, aqui tem sempre opção. E ainda pode beber um cocktail, são feitos com superalimentos

Daqui ninguém sai com fome, isso é garantido. Além disso, sai com a certeza que comeu aquilo que é melhor para si. Senão vejamos: há opções sem glúten, sem lactose, pratos vegetarianos, vegan, paleo, raw e light. “Não somos fundamentalistas”, avisa Mariana Pessanha, a naturopata responsável pelo espaço.

É por isso que, dois anos depois de abrir o primeiro restaurante no Estoril, abre agora portas no Chiado, em mais uma tentativa de “democratizar a alimentação saudável”, algo que se vê nas opções do menu. Basta começar a folhear a carta para perceber que há espaço para torradinhas – o pão é feito no restaurante – ou bolinhas de vegetais. Isto nas entradas. A partir daí é conseguir dividir-se entre as tapiocas recheadas ou as saladas, que podem ir desde a opção low carb com beterraba, cenoura, guacamole e nozes caramelizadas, à salada portuguesa, com bacalhau, espinafres, grão e ovo cozido. Os pratos principais dividem-se entre as opções vegetarianas, as de carne e as de peixe. Assim, é possível vir num grupo no qual um escolhe o hambúrguer veggie de lentilhas e cogumelos, outro que prefira o caril de peixe ou mesmo com aquele que não dispensa a carne. Esse pode optar entre o hambúrguer de vaca ou um strogonoff de frango, por exemplo.

E já que falamos em democracia, não podemos saltar as sobremesas, também essas feitas para agradar a todos. Há fruta e  puré de maçã com granola para os mais atentos à linha e delícia de chocolate ou tarte de alfarroba para os que preferem algo mais doce. Mas seja qual for a opção, sabe que açúcares e farinhas refinadas não têm cá lugar.

Ao vir para Lisboa, Mariana imaginou um espaço que combinasse “um estilo de vida saudável com um estilo de vida boémio”. Vai daí que, a par do menu de comida, haja toda uma carta de cocktails, com e sem álcool, feitos com bebidas biológicas e superalimentos.

Ao fim de semana há brunch e todos os dias está disponível um menu de pequeno-almoço.

O Grab&Go é uma das outras novidades deste cantinho que assentou arraiais no número 139 da Rua da Misericórdia. Existe uma secção de saladas, pudins de chia, sandes, sumos naturais ou bolinhas energéticas prontas para pegar e levar.

E tendo em conta que as opções vão do pequeno-almoço aos cocktails, o restaurante está aberto todos os dias das 8h à meia-noite.