Frutaria. Peguei, trinquei e meti-te na minha smoothie bowl

Abriu na baixa de Lisboa um novo espaço onde a fruta é a rainha dos pratos

Abriu sorrateiramente no final de agosto, mas já não passa despercebida. A Frutaria chama a atenção pelas cores vivas da fruta, óbvio, que pode vir no seu estado natural, mas também transformadas em smoothies, sumos ou bowls, a mais recente tendência oriental que invadiu Lisboa de tal maneira que às vezes parece que estamos em Bali.

Aqui é possível tomar o pequeno-almoço, almoçar, lanchar ou brunchar e ainda comprar a fruta do dia para comer em casa.

Mas comecemos pelo brunch, outra das refeições sem as quais a cidade já não vive. Na Frutaria custa 15 euros e é composto por um café ou chá, sumo natural, um smoothie bowl e um prato de ovos ou panquecas. Entre panquecas e smoothie bowls, o coração balança, mas já que o conceito é a fruta, há que experimentar estas taças cheias de cor. Há quatro variedades, entre elas a “Fix Me Açaí”  sem lactose e com base de açaí e banana, morango e leite de côco coberto com manga, granola e manjericão, ou a “Do The Trick, Turmeric”, com base de ananás, manga, gengibre, leite de côco e açafrão das índias, coberto com mirtilos, granola e cacau ralado.

Para uma refeição já mais perto do almoço, pode optar por saladas de pêssego e couscous ou atum e quinoa. Há ainda várias opções de ovos, servidos em fatias de pão tostados, que a vida não é só comida saudável. Mas não há como fugir, aqui até as tostas são vitaminadas, ora veja-se o caso da que teve honras de adotar o nome da casa: é servida com pera tostada com mel, queijo brie, rúcula e nozes tostadas.

A nova Frutaria de Lisboa tem capacidade para 25 pessoas e está aberta das 9h às 19h no número 269 da Rua dos Fanqueiros.