Google Street View ajuda doentes de Alzheimer a recuperar memórias

Lars Jonsson, diagnosticado com demência, foi um dos primeiros a experimentar o sistema, na sua cara era visível a felicidade por revisitar aquele local esquecido

Quem pensa que as novas tecnologias são apenas para os mais novos não conhece o BikeAround, um sistema que usa o Google Street View para ajudar idosos com demência a revisitarem as suas memórias.

É aconselhado que as pessoas com demência realizem atividades físicas, de forma a estimular a saúde física e mental, mas devido aos problemas de memória e de discernimento, que a demência traz, nem sempre é fácil seguir a recomendação.

A pensar nessa dificuldade, o Health Technology Centre of Halland, na Suécia, desenvolveu um equipamento capaz de estimular os músculos, mas também o cérebro dos doentes com demência, cuja forma mais comum é o Alzheimer, de forma segura.

O BikeAround combina uma bicicleta estática com o Google Street View projectado num grande ecrã que permite aos doentes realizarem um passeio virtual pelas suas memórias, permitindo-lhes pedalar num determinado local que visitaram no passado.

Lars Jonsson, de 75 anos, diagnosticado com demência, foi um dos primeiros a experimentar o sistema, por sugestão da mulher resolveu visitar a cidade e a igreja onde 35 anos antes se tinha casado. Na sua cara era visível a comoção e felicidade.

Anne-Christine Hertz do Health Technology Centre of Halland explica que as nossas recordações mais fortes estão ligadas inexoravelmente à nossa localização. É frequente tentarmos lembrar-nos logo de onde estávamos aquando de um determinado acontecimento importante. Qual era a minha localização quando aconteceu o 11 de setembro, ou no caso das gerações anteriores, no 25 de Abril.

Os cientistas consideram que este tipo de associação potencia a produção de dopamina, um estimulador do sistema nervoso, e tem a capacidade de afetar positivamente a gestão da memória de uma forma mais profunda.  

A cada três segundos, alguém desenvolve demência.