Dívida pública supera os 250 mil milhões de euros

A dívida pública voltou a aumentar durante o mês de agosto e superou, pela primeira vez, a fasquia dos 250 mil milhões de euros.

De acordo com os dados, divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP), o valor corresponde a um aumento de 1,34 mil milhões face a julho e atingiu assim um novo recorde.

Isto acontece depois de Mário Centeno ter prometido a dívida pública terá, ainda este ano, a maior redução dos últimos 19 anos.

“Vai reduzir-se, isso é uma certeza. A própria S&P já faz referência a isso”, começou por dizer o atual responsável pela pasta das Finanças portuguesas. “No fim do ano prevemos ter a dívida pública em 127,7% do PIB. Em relação ao final do ano passado, será a maior redução em 19 anos da dívida pública em percentagem do PIB”, sublinhou.

A ideia é que este seja o começo de um longo caminho na direção certa: “A dívida pública vai cair nos próximos anos de forma consecutiva, até estabilizar todas as condições de financiamento da economia portuguesa.”

No entanto, a verdade é que, de acordo com o último indicador conhecido (reporta-se a junho), a dívida atingiu os 132,1% do PIB, o que corresponde a um aumento face aos dois trimestres anteriores.