Polícia detém suspeito após carro ter atropelado várias pessoas em Londres

O atropelamento perto do Museu de História Natural em Londres provocou ferimentos sem gravidade em vários pedestres, de acordo com informação prestada pela polícia à BBC.

A polícia londrina confirmou a detenção de uma pessoa depois de um carro ter atropelado várias pessoas junto ao Museu de História Natural, em South Kensigton, pelas 14h20. Um vídeo com imagens da polícia a manietar o suspeito circula já nas redes sociais.

Uma repórter da BBC foi informada pela polícia de que apesar de, aparentemente, de o condutor do carro ter subido o passeio com a intenção de causar danos aos pedestres, nenhuma das várias pessoas que foram atropeladas terá sustido mais do que ferimentos ligeiros.

Entretanto, com a polícia a recolher depoimentos, um porta-voz de Downing Street fez saber que a primeira-ministra está a acompanhar a situação, numa altura em que o nível de ameaça terrorista na capital britânica é "severo", o segundo grau mais elevado. Isto significa que as forças de segurança estão em modo alerta para um ataque iminente.

Chloe Hayward, repórter da BBC, acabara de sair do Museu de História Natural quando o incidente teve lugar: "Vi um carro atravessar-se diagonalmente na estrada, parecendo que ia embater nas protecção na berma da estrada, e vi uma multidão de pessoas colocar-se à volta de uma ou duas pessoas que tinham ficado estendidas no pavimento", disse a repórter.

Entretanto, aquela zona da cidade está sob apertada vigilância, com um forte dispositivo policial e com helicópteros a sobrevoar as ruas. Hayward adiantou que alguém foi socorrido numa ambulância mas que a gravidade dos ferimentos não era clara.

Exhibition Road, a rua onde o atropelamento ocorreu é bastante movimentada, e uma das preferidas dos turistas que visitam Londres. O Museu de História Natural é vizinho do Museu da Ciência e do Museu Victoria & Albert. Os três foram entretanto evacuados.

Uma testemunha disse à BBC que, a caminho do Museu de Ciência, enquanto esperava para atravessar a passadeira, ouviu o que pareciam ser tiros de caçadeira e viu um carro subir o passeio.