Acordo assinado. Novo Banco é do fundo Lone Star

O Novo Banco já é do fundo Lone Star. O fundo americano passou a ser o dono oficial da instituição bancária, numa cerimónia que se realizou na manhã desta quarta-feira no Banco de Portugal.

O negócio está fechado e confirma assim o pagamento de 750 milhões de euros que vão ser convertidos num aumento de capital.

O Novo Banco deixou assim de ser um banco de transição, praticamente três anos depois da resolução que acabou com o Banco Espírito Santo. Por esta altura, os ativos tóxicos foram separados do Novo Banco e continuaram a ser geridos pelo banco mau.

O contrato da venda de 75% ao Lone Star foi assinado pelo representante do Fundo de Resolução, que era até aqui o único acionistas, Máximo dos Santos, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e ainda por Donald Quintin, da Lone Star.

Para Carlos Costa foi dado um "passo decisivo" para a economia nacional, ainda que se tenha tratado de um "complexo processo". "A venda do Novo Banco constitui um passo decisivo no reforço da estabilidade do sector bancário nacional", garantiu o governador do BdP.