Escola Superior de Saúde de Alcoitão: 500 alunos e muito a aprender

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão resultou da reconversão, em 1994, da Escola de Reabilitação de Alcoitão, que funcionava junto ao centro de tratamento desde 1966. Melhorar a resposta aos doentes é o mote

Com mais de cinco décadas de existência, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) tem como missão promover o aprofundamento e a difusão do conhecimento em prol da melhoria do nível de saúde e bem-estar da população. Muitos dos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e da fala começaram os seus estudos aqui. 

Além de licenciaturas, a ESSA disponibiliza pós-graduações e ações de educação/formação contínua quer nessas áreas de especialidade, quer no âmbito do Departamento de Política e Trabalho Social. Outras áreas de aposta formativa são por exemplo a estimulação sensorial das crianças ou a fisioterapia no período pós natal. 

Atenta à atualidade, a ESSA promove ainda conferências. Depois de uma palestra realizada esta semana sobre a Europa e os Direitos dos Cidadãos, em junho, no dia 27, acolhem uma sessão sobre envelhecimento e longevidade. Atualmente a ESSA conta com 500 alunos e um corpo docente de 100 académicos e profissionais de saúde. 

Ao longo dos anos, tem mantido uma forte componente de internacionalização, através da filiação nas redes europeias de escolas superiores de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Carta Universitária Erasmus e da participação ativa em consórcios no desenvolvimento de projetos académicos-científicos. 

O reconhecimento da qualidade ESSA é também traduzido no facto de os seus cursos apresentarem a melhor taxa de empregabilidade comparativamente à média nacional (IES públicos e privados) nas suas áreas de formação.