Hematidrose. Conhece este fenómeno raro?

É raro, são poucas as pessoas que estão sujeitas a esta condição, mas ainda assim não deixa de ser um ‘pesadelo’ para quem tem de passar por isto.

Transpirar sangue parece algo impossível de acontecer, mas a verdade é que há pessoas que passam por isto. É um fenómeno raro, mas é uma condição médica humana bem real.

Chama-se hematidrose, e é uma patologia que ficou agora mais conhecida por estar a falar-se, na internet, de um destes casos. Uma rapariga de apenas 21 anos sofre desta doença e expôs o seu testemunho de forma a dar a conhecer esta condição médica rara que afeta uma em cada 10 milhões de pessoas. 

A hematidrose afeta o rosto, as orelhas, o nariz e os olhos, mas na sua  na origem também está um outro fenómeno: as lágrimas de sangue. No caso da jovem, o sangue aparece inesperadamente no seu rosto.

Para já a ciência sabe que este fenómeno do corpo humano está associado a momentos de maior pressão, tensão ou stress.

De acordo com a Time, o medo e o stress emocional intenso podem também impulsionar esta condição, pois estes estados emocionais têm um impacto direto nos micro vasos sanguíneos das glândulas sudoríparas, que explodem' e dão origem à saída de sangue, em simultâneo com o suor.

{relacionados}