Lisboa recebe maior regata do mundo. Velejadores portugueses em 4º e 7º lugar

A falta de vento transformou o fim da primeira etapa numa verdadeira vitória 

Lisboa recebeu, este sábado, a frota da Volvo Ocean Race – VOR – a maior regata de circum-navegação do globo.

Os ventos sopraram muito fracos, ou foram até inexistentes, e as que terminaram a primeira etapa da regata, vindas de Alicante, Espanha, avançaram pelo Tejo, até Pedrouços, de forma muito lenta e calma.

Empurrado pelas correntes, uma das equipas, que se encontrava já junto à praia de Carcavelos, esteve quase a largar a âncora para impedir que o barco voltasse para trás. Em Algés, uma outra equipa teve de fazer o mesmo, de forma a não terminar encalhada.

Os espanhóis do Mapfre – supercandidatos à vitória final, sob a liderança do basco Xabi Fernández, pela primeira vez "skipper" a tempo inteiro – chegaram à barra de Lisboa com quase 20 km de vantagem sobre os terceiros, da Dongfeng.

Os espanhóis seguraram o segundo lugar, mas com apenas 15 minutos de vantagem sobre a equipa do francês Charles Caudrelier.

A última batalha foi a mais disputada. O Team Brunel, capitaneado pelo veteraníssimo velejador holandês Bouwe Bekking – sete voltas ao mundo, agora a iniciar a 8ª – cruzou a meta com apenas sete minutos de vantagem sobre o barco de bandeira portuguesa Turn the Tide on Plastic.

O recinto da VOR vai abrir ao público, em Pedrouços, esta terça-feira.