Legionella. Número de casos em São Francisco Xavier sobe para 19

Último balanço referia 18 doentes

O mais recente boletim epidemiológico atualizado da Direção-geral de Saúde dá conta de 19 casos de legionella detetados no Hospital de São Francisco Xavier, sendo que três dos infetados estão nos cuidados intensivos.

Os atuais 19 casos, incluem 12 pessoas com idades entre os 70 e os 89 anos, quatro pessoas dos 50 aos 69, duas pessoas com mais de 90 anos e uma pessoa com 44 anos, funcionário do próprio hospital São Francisco Xavier.

A atualização anterior tinha sido feita em conferência de imprensa, sábado às 18h, e referia 18 casos detetados desde o dia 31 de outubro. No entanto, a própria diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, admitiu que o número poderia aumentar, pois o período de incubação da doença é de dez dias.

Na conferência de imprensa Graça Freitas sublinhou que "a doença se transmite através da inalação de aerossóis contaminados com a bactéria e não através da ingestão de água”. E acrescentou: “A infeção, apesar de poder ser grave, tem tratamento efetivo". 

Tendo em conta a situação, o Presidente da República dirigiu-se este sábado ao hospital em causa para se inteirar do problema.

De acordo com uma nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a unidade hospitalar do São Francisco Xavier na sequência de um contacto com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

"Recebido pela Diretora-geral de Saúde e pelos principais dirigentes daquele estabelecimento hospitalar, foi exposto ao Presidente da República todo o trabalho desenvolvido no acompanhamento dos pacientes, a dedicação e competência dos profissionais envolvidos para enfrentar os referidos casos", lê-se na nota no site da Presidência.