Tripulantes e TAP em guerra

De acordo com o presidente da companhia aérea, o acordo com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil é “abusivo”.

A TAP pretende fazer alterações ao Acordo de Empresa (AE) que tem com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com o presidente executivo da companhia aérea, Fernando Pinto, o motivo é simples: «Não tem condições para ser mantido nos termos atuais» porque «muitas das regras estão desajustadas face à realidade» e outras «são utilizadas de forma abusiva por alguns, com prejuízo de todos».

As alterações já foram propostas ao sindicato e passam por mudanças como a «a adequação das especificações e garantias decorrentes do descanso a bordo à realidade atual, a flexibilização da realização de voos, ajustando o conceito de serviço noturno, permitindo aumentar as opções de cada um no que respeita às suas necessidades e estilos de vida, o aumento do número total de folgas, flexibilizando a sua distribuição e tornar definitiva a recente possibilidade, implementada a título excecional e em fase de avaliação, de se poder fazer pedidos nas datas festivas».

A falta de tripulantes e os problemas que surgem como consequência tem estado na ordem do dia.