Da Rússia com amor, gin e bowls de salmão

O Bowls&Bar está aberto das 9h à meia-noite, com sugestões que vão desde o pequeno-almoço aos cocktails

Não venha cá com a pensar que este é mais um espaço de comida saudável. Não que o estrago seja total, mas tal como explica quem cá trabalha, o Bowls&Bar é um sítio de “confort food”.

Para esta sensação de conforto, o novo restaurante da Rua de S. Bento aposta em doses grandes, com opções que vão desde o pequeno-almoço a um gin tónico com citrinos.

O conceito foi criado por uma dupla que veio diretamente da Russia para Lisboa. Kate Rodionova veio a Lisboa de férias e rapidamente decidiu ficar. Em Moscovo tinha já um espaço com comida saudável e, em Lisboa, decidiu dar-lhe um twist, juntando influências asiáticas, havaianas, portuguesas e, claro, russas. É por isso que num menu criado a quatro mãos com a chef Anita Parilova, encontramos coisas como Ramen, Bowls de salmão ou pratos de queijo e enchidos.

Abertos desde as nova da manhã, apresentam para opções de pequeno-almoço taças de iogurte e granola, ovos mexidos ou, para os que gostam de arriscar, o “Turco” feito com iogurte, molho de tomate, ovos cozidos, brotos de ervilha e pão. Há ainda o “Signature”, uma receita de origem russa e que junta panquecas de batata, salmão, queijo-creme, omelete e alface.

Já a pensar nas refeições principais, há toda uma seleção de tapas, que vão desde o hummus, o confit de cebola,, queijos e enchidos. Se a escolha for difícil, o melhor é optar pelo”Sortido”, que junta num prato uma porção do que é oferecido como entrada.

Os pratos principais são servidos em taças e as opções vão desde Ramen feito com caldo de porco e atum, bowls de atum e salmão, as duas servidas com base de arroz e o bife de cozedura lenta, acompanhado de batata assada e chili. Há ainda uma opção vegetariana que tem como base noodels de arroz, servidos com beringela e pimentos assados, alface e queijo-creme.

O menu de bebidas é igualmente completo e, além de cafés especiais, chás, vinhos e sangria, há toda uma lista de cocktails, justificando o facto do Bowls&Bar estar aberto até à meia-noite.

Tudo isto acontece num espaço arejado, com janelas grandes viradas para a rua, a aproveitar a luz natural desta esquina da Rua de São Bento. A juntar a isto tudo há uma parede deixada em pedra e um chão em azulejo claramente a pedir uma partilha no Instagram.