Rui Vitória: “FC Porto tem sido eficaz”

Treinador do Benfica recusa a ideia de que os dragões sejam favoritos para o clássico desta sexta-feira, apesar de estarem na frente do campeonato

Rui Vitória coloca Benfica e FC Porto em pé de igualdade para o clássico desta sexta-feira, apesar do encontro se disputar no Estádio do Dragão e com as águias a três pontos dos dragões, que lideram o campeonato. Para o técnico encarnado, não há um favorito neste jogo. "É um clássico do futebol português, com duas grandes equipas, com qualidade. Qualquer uma delas pode ganhar à outra, as duas vão querer ganhar. Não penso que haja favoritos nestes jogos. É uma frase já dita por muita gente nos clássicos anteriores. Há uma grande ambição das duas equipas. Vamos com grande ambição para o Porto, mas eles também nos querem ganhar a nós. Ganhar é um objetivo comum, não há favoritos", referiu, desvalorizando a ideia de que um empate possa ser um bom resultado para o tetracampeão nacional: "As coisas para mim não funcionam dessa maneira. Há um jogo que vale três pontos. Quer o FC Porto tivesse ganho na semana passada ou não, íamos abordar este jogo da mesma forma. Ganhar não é estar sempre ao ataque, é perceber quando podemos atacar, saber os momentos em que temos de sofrer. Isso faz parte daquilo que é a estratégia do jogo. Mas não mexe em nada a nossa forma de pensar. Vamos lá com ambição, mas sei que do outro lado também há uma equipa que nos quer ganhar."

No entender do treinador do Benfica, o FC Porto está na frente porque tem sido "mais eficaz" e não propriamente por estar muito melhor do que em anos anteriores. "Um FC Porto é sempre uma equipa difícil. Nos anos anteriores também foi, tem sempre bons jogadores e belíssimas equipas. Este é um FC Porto que esteve na frente, tem sido eficaz, mas vai ser difícil para o Benfica, como vai ser difícil para o FC Porto. Esta questão da eficácia traduz uma equipa que luta pelos pontos de forma determinada. Nesta primeira fase esteve bem no campeonato. As ações, quer a defender, quer a atacar, têm sido positivas. Mas as equipas ao longo do campeonato alteram-se. Às vezes um pequeno pormenor pode fazer abanar uma equipa. Mas não me custa admitir que de facto o FC Porto esteve na frente. Vamos para a 13ª jornada, são 34, ainda falta muito campeonato. Há ainda muitos pontos para se conquistar. Neste início o FC Porto esteve na frente, mas isso é a vida das equipas. Amanhã é um jogo entre duas equipas de qualidade, nada mais do que isso", referiu, rejeitando mais motivação em qualquer dos intervenientes: "Um bom resultado num jogo destes é sempre importante, mas estar neste clube já é motivante. Estar às 7h30 na nossa caixa forte, lutar contra as adversidades, isso é a nossa motivação. Evidentemente que os jogos mais mediáticos, mesmo sem haver nada de especial, geram uma onda. São jogos importantes de se seguir, importantes de se ganhar. Mas se olharmos para o passado recente, nunca sabemos qual é o jogo decisivo. Temos de estar preparados para todos os tipos de jogos e para todos os adversários. São jogos em que a adrenalina vem toda ao de cima. São jogos com incerteza no marcador, jogos bem disputados."

Pouco antes, Sérgio Conceição havia dito já ter 99 por cento de certezas quanto à equipa e sistema táticos que o Benfica irá apresentar. Rui Vitória foi enigmático, escusando-se a revelar, por exemplo, quem será o guarda-redes titular: se Bruno Varela, se Svilar. "Saber quem vai jogar já sei, mas dizer não vou dizer", disse apenas o treinador do Benfica. Ora, por falar em guarda-redes, Vitória abordou ainda a rescisão de Júlio César, deixando uma promessa: "Foi decidido pelo Júlio e por todos nós. As conversas com os jogadores ficam entre nós. Foi uma decisão que o jogador apresentou. Aquilo que há a registar é que foi um guarda-redes de enorme qualidade que esteve no Benfica, um profissional de excelência e que vai estar connosco até ao fim. O cacifo dele, fiz questão disso, vai estar lá até ao final da época, e vai comemorar os títulos connosco. As coisas ficaram resolvidas na sexta-feira, no seio do grupo estão perfeitamente claras."

Desafiado a comentar o clima de quase guerrilha que se vive entre os departamentos de comunicação dos três "grandes", Rui Vitória respondeu com pedidos de serenidade e respeito mútuo. "Não concebo, com a qualidade que vai haver em campo, que se preocupem com isso. É um jogo tão grande em Portugal, o que desejo é que para quem vai ao jogo, aos intervenientes, é que desfrutem do jogo. Vão em paz para casa, naturalmente que espero os benfiquistas saiam de lá satisfeitos. Mais do que isso não é importante. Respeito pelo adversário, é um adversário de qualidade, tem feito um bom campeonato, perdeu agora alguns pontos, mas nada mais do que isso. São duas equipas que dá gosto ver e isso é mais importante que os twitters, mails ou facebooks", sentenciou.