Catalunha. Supremo mantém ex-vice-presidente na prisão

Quatro elementos do antigo governo catalão continuam presos e outros seis podem sair em liberdade mediante pagamento de 100 mil euros cada

Catalunha. Supremo mantém ex-vice-presidente na prisão

O Supremo Tribunal espanhol decidiu, esta segunda-feira, manter quatro elementos do antigo governo da Catalunha na prisão, incluindo o antigo vice-presidente Oriol Junqueras, por outro lado, seis antigos ministros serão libertados sob fiança.

Além do ex-vice-presidente catalão, O antigo ministro do Interior da Catalunha, Joaquim Forn, e os líderes dos movimentos separatistas ANC e Omnium, Jordi Sànchez y Jordi Cuixart, também continuam em prisão preventiva, por decisão do Supremo Tribunal espanhol.

O El País avança que o juiz terá justificado a continuação da medida de coação mais gravosa com o risco, não de fuga, mas de os quatro continuarem a cometer o crime de rebelião conta o Estado.

Já os seis antigos ministros que poderão sair em liberdade terão de pagar uma fiança de 100 mil euros cada um, ficando depois obrigados a presenças semanais perante as autoridades, além de não poderem sair do país.

Sublinhe-se que esta decisão foi divulgada esta segunda-feira, véspera do início da campanha eleitoral para as eleições regionais da Catalunha, que estão marcadas para 21 de dezembro.