Não se perca antes do Natal. Oito ideias para este fim de semana

Porque há mais em comum entre Godard, os Stones e o Pai Natal do que parece.

SEXTA-FEIRA

Mário Laginha e Tcheka
Um piano, uma voz, uma guitarra e um diálogo transatlântico de Mário Laginha e Tcheka. Há Música no Trindade, o Teatro da Trindade, que promove um encontro entre o pianista português e o guitarrista caboverdiano. Dois músicos viajados e obcecados pela partida que, pela primeira vez, se encontram em palco para um concerto partilhado a quatro mãos. Afinidades e cumplicidades para descobrir nesta sexta e sábado pelas 21h30.

Sympathy for The Devil, de Jean-Luc Godard
Entre um ensaio dos Rolling Stones à volta de “Sympathy for the Devil” e as ações dos Black Panthers, discursos militantes e manifestações de contracultura, Jean-Luc Godard, construiu “Sympathy for the Devil” em dez planos-sequência, cinco deles dedicados aos Stones. 100 minutos que a Cinemateca Portuguesa apresenta nesta sexta-feira (18h30, Sala Luís de Pina) em memória da atriz e escritora Anne Wiazemsky, que morreu em outubro passado e que neste filme de 1968 o realizador pôs na pele de Eve Democracy.

Noite Príncipe no Musicbox
Na noite que já dispensa apresentações, a Príncipe leva este mês ao Musicbox, em Lisboa, Nervoso, Niagara, Nídia Minaj e Puto Márcio.

SÁBADO

Fuck It’s Too Late
Na Balcony, uma das mais recentes galerias de Alvalade (ao sábado, aberta das 11h às 15h), a primeira exposição individual do artista angolano Binelde Hyrcan em Portugal. Com curadoria de Ana Cristina Cachola, “Fuck It’s Too Late” reúne um conjunto obras – entre a instalação, a pintura, a fotografia, o vídeo e “outros mambos” – criadas entre Lisboa e o atelier do artista em Luanda. Entre os novos trabalhos, a frase em néon que dá título à exposição. E é demasiado tarde para quê? “Para que um artista angolano possa enviar uma galinha para o espaço”. Por exemplo. 

O Soldadinho
Um Romeu e Julieta com brinquedos será a história de amor verdadeiro entre um soldado e uma bailarina de brincar numa adaptação do conto de Hans Christian Andersen para teatro de “marionetas, objetos e formas animadas” em que brinquedos do passado serão os heróis do futuro. No Teatro Taborda às 16h30, para as famílias, numa produção da Teatro de Ferro. 

Lisbonland, a casa do Pai Natal
Para aquecer as tardes de um inverno que promete ficar mais frio ainda, um espetáculo de video mapping 4D com jatos de fogo sincronizados com imagens. Com duentes, com Pai Natal, com tudo. Todos os dias até dia 23, na Fonte Monumental da Alameda, em Lisboa, às 19, às 20h e às 21h.

DOMINGO

Um mercado de Natal para cinéfilos
Pretexto para uma passagem pela sala da 5 de Outubro seriam já os filmes em exibição no Nimas: “Verão Danado”, de Pedro Cabeleira, “Lucky”, de John Carroll Lynch, o último filme com Harry Dean Stanton como protagonista, e desde esta semana também  “A Liberdade do Diabo”, documentário de Everardo González sobre a violência no México – a partir de histórias de vítimas e de criminosos. E se continuou a ler até aqui, leitor cinéfilo, será este o mercado de Natal perfeito. Das 14h às 22h e só neste dia, com as últimas novidades em DVD, posters, e packs a preços reduzidíssimos. Com oferta prometida de embrulhos e ainda de chá e café.

Órfãos
Três atores – Isabel Abreu, Romeu Costa e Tónan Quito – numa sala durante um jantar a acontecer praticamente em tempo real. Último dia para ver o texto de Dennis Kelly levado à cena no São Luiz (Sala Mário Viegas, às 17h30) por Tiago Guedes. Uma peça de três atores mas muito texto para uma vertiginosa descida em direção à destruição de um homem bom – e será apenas a destes três personagens ou também a nossa? Até onde estaríamos dispostos a ir para ajudar os nossos? Com que consequências? Perguntas que com outras não hão de o largar depois deste “Órfãos”.