FPF cria comissão técnica para avaliar pretensões do Sporting

Leões reivindicam mais quatro campeonatos, alegando que o Campeonato de Portugal – prova disputada nas décadas de 20 e 30 do século passado – equivalia à atual I Liga

A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou a criação de uma comissão técnica independente para estudar a categorização das competições internas. A informação é da Agência Lusa, que cita uma fonte do organismo. Em causa está a reclamação do Sporting em relação ao número de títulos de campeão, uma reivindicação que ganhou força desde que Bruno de Carvalho assumiu a presidência dos leões.

O líder sportinguista considera que o seu clube tem 22 campeonatos nacionais de futebol, mais quatro do que os 18 atualmente reconhecidos. Bruno de Carvalho considera que o Campeonatos de Portugal, prova disputada nas décadas de 20 e 30 do século passado, é o legítimo precursor da atual I Liga, pelo que exige que os quatro títulos conquistados pelos leões nessa prova sejam reconhecidos na contabilização oficial dos campeonatos. O FC Porto venceu outros quatro, o Benfica três e Olhanense, Marítimo, Carcavelinhos e Belenenses conquistaram um cada.

Na atual classificação das competições, o primeiro campeonato português reconhecido é o de 1934/35, ganho pelo FC Porto. No entanto, também há quem ponha em causa as edições de 1934 a 1938 da I Liga, que decorreu ainda num formato experimental – o Benfica venceu as três seguintes ao triunfo inaugural dos dragões.

De acordo com a fonte referida inicialmente, o resultado do estudo feito pela comissão técnica independente será apresentado em Assembleia-Geral e aí irão ser (ou não) ratificadas as conclusões.