Ex-estrela do Arsenal falida e a dormir no chão

Emmanuel Eboué perdeu todo o dinheiro depois de um processo de divórcio. Agora vive escondido na casa de uma amiga

De Inglaterra chega uma história dramática, ainda mais para esta altura do ano. Outrora considerado um dos melhores laterais-direitos do mundo, Emmanuel Eboué vive agora na miséria: está a dormir no… chão de casa de uma amiga, após um complicado processo de divórcio.

"Não tenho dinheiro para pagar a um advogado. Tenho um sítio onde ficar mas vivo com medo. Às vezes desligo as luzes porque não quero que saibam que estou em casa, até ponho coisas a tapar a entrada na porta. Não os quero incomodar [amiga e familiares], por isso durmo no chão", contou o antigo internacional costa-marfinense em entrevista ao jornal britânico "Mirror", revelando ter andado fugido da polícia sem poder ver os filhos: "Todo o dinheiro que ganhei dei à minha ex-mulher para os meus filhos. Na Turquia ganhei oito milhões de euros e mandei sete para casa."

Eboué, atualmente com 34 anos, passou sete temporadas no Arsenal (de 2005 a 2011), tendo mesmo disputado a final da Liga dos Campeões em 2005/06. Passou depois quatro épocas na Turquia, ao serviço do Galatasaray, e acabou por ser obrigado a deixar o futebol há poucos meses por motivos de saúde. mas foi obrigado a deixar o futebol devido a problemas de saúde.

A entrevista acabou por ganhar eco na Turquia, e Fatih Terim, seu treinador na passagem pelo Galatasary e que acaba de regressar ao cargo, mostrou-se disposto a ajudar o antigo jogador. "Falaram-me sobre a situação de Eboué no balneário. Faremos o que pudermos para o ajudar", disse neste domingo, depois de a divulgação da situação do ex-jogador ter originado uma forte onda de solidariedade nas redes sociais entre adeptos do clube turco, mas também do Arsenal. Entretanto, a CNN turca revela que o Galatasaray se prepara para oferecer a Eboué um cargo na estrutura técnica, como treinador da equipa sub-14.