Portugal pode ser eliminado do programa de isenção de vistos dos EUA

Os Estados Unidos anunciaram, no final do mês de dezembro, regras mais apertadas para os 38 países abrangidos pelo Visa Waiver Program.  

Portugal pode vir a ser eliminado do programa de isenção de vistos para entrada nos Estados Unidos, que desde dezembro se tornaram mais restritas, e cujas regras viola há muitos anos. 

As regras deste programa definem que um dos requisitos para continuar no programa é "o número total de cidadãos do país que foram admitidos e violaram os termos dessa admissão (…) for menos de 2% do número total (…)".

De acordo com os dados do Departamento de Segurança Interna, consultados pela Agência Lusa, 164.662 portugueses entraram nos EUA em 2016, utilizando o programa, e cerca de quatro mil não saíram do país no prazo imposto de 90 dias.

No entanto, segundo um porta-voz do Departamento de Estado, em declarações à Lusa, não é ainda “possível especular neste momento sobre futuras decisões sobre o Visa Waiver Program”.

"Os Estados Unidos estão a trabalhar de forma próxima com os países afetados pelo programa para continuar a garantir segurança para os viajantes e para os EUA", explicou.

Os EUA ainda não anunciaram prazos para os países cumprirem as novas regras, nem a forma como irá castigar os países, mas a eliminação do programa é uma das opções.