Peixe-balão venenoso leva autoridades japonesas a emitir alerta

Foram vendidas cinco embalagens com partes venenosas

As autoridades emitiram um alerta na cidade de Gamagori, na prefeitura japonesa de Aichi, devido à comercialização de partes venenosas de peixe-balão.

De acordo com o Japan Times, um supermercado daquela cidade vendeu cinco embalagens deste peixe sem retirar o fígado do animal, órgão onde está armazenado o veneno.

Três das embalagens vendidas já foram localizadas, mas as autoridades continuam à procura das restantes, explicou Koji Takayanagi, oficial da polícia local.

“Pedimos às pessoas que não comam peixe-balão”, disse ao responsável ao Japan Times, que explicou que o alerta foi emitido através do sistema de emergência wireless de Gamagori. A mensagem foi transmitida em altifalantes espalhados pela cidade. “Já conseguimos recuperar três embalagens, mas continuamos sem saber onde estão as outras duas”, acrescentou.

O peixe-balão é um dos alimentos mais caros à venda nesta época no Japão. Na peixaria, é necessário ter muita atenção à forma como o alimento é arranjado: a sua pele, os intestinos, as ovas e o fígado contêm uma substância venenosa chamada tetrodotoxina, que pode ser fatal para os seres humanos. 

Ingerir o veneno deste animal pode provocar vários efeitos: “pode paralisar o sistema nervoso e, em casos mais graves, causar paragens respiratórias, o que pode provocar a morte”, refere o aviso emitidos pelas autoridades, citado pelo Japan Times.