Shakira acusada de fraude fiscal pelo fisco espanhol

A colombiana terá, alegadamente, cometido a fraude fiscal entre 2011 e 2014, escreve o La Vanguardia.

Não é só Cristiano Ronaldo que está a ter problemas com o fisco espanhol. Agora a cantora colombiana também foi acusada de fraude fiscal e, o fisco espanhol já pediu ao Ministério Público para acusar Shakira. Ao que tudo indica,a artista terá, alegadamente, cometido a fraude entre 2011 e 2014.

A administração fiscal espanhola já apresentou o pedido ao MP espanhol no final do ano passado,  alegando que a cantora devia ter declarado a maior parte dos seus rendimentos, gerados um pouco por todo o mundo, uma vez que residiu, durante esse período, em Espanha.

O Ministério Público deverá agora decidir se esta acusação vai ser formalizada e, de acordo com a France Presse, caso a acusação seja formalizada, a cantora pode arriscar-se a uma pena de prisão de dois anos.

De acordo com o mesmo jornal espanhol, que cita fontes próximas ligadas ao processo, o caso refere-se a "várias dezenas de milhões de euros", ainda que a questão se deva a “uma diferença de critérios e não de fuga ao fisco". Tratar-se-á, portanto, de um "diferendo técnico".

A France Presse tentou entrar em contacto com a administração fiscal espanhola, mas esta recusou-se a fazer qualquer declaração sobre o assunto.