Autocarros atrasados vão ter prioridade nos semáforos

Sistema vai ser testado em Lisboa

Os autocarros da Carris que estejam a circular com um atraso em relação ao seu horário vão passar a ter prioridade nos semáforos, isto é, os semáforos vão conseguir reconhecê-lo e quando o veículo se aproximar ficam verdes, possibilitando ao condutor recuperar o tempo perdido.

Como escreve o Diário de Notícias, esta é uma das medidas que a Câmara de Lisboa está a implementar para a Carris melhorar o seu serviço, aumentado a regularidade e pontualidade, ajudando a sensibilizar as pessoas para a utilização dos transportes públicos.

Segundo explicou o vereador responsável pelas áreas de mobilidade e segurança, Miguel Gaspar, nas cidade será dada “prioridade ao transporte público nos semáforos. Em Fevereiro, no eixo central [zona entre Entrecampos e o Marquês de Pombal] quando o autocarro chegar atrasado em relação ao horário a um semáforo vai acabar por ter prioridade”.

O semáforo vai conseguir reconhecer o autocarro através de um sensor, passando para verde quando este estiver atrasado. O sistema ainda está em fase de teste e para já será testado entre Entrecampos e o Marquês do Pombal.

O vereador afirmou ainda ao mesmo jornal que esta medida serve para sensibilizar as pessoas para o uso de transportes públicos, visto que na cidade entram cerca de 150 mil carros por dia.