Revista Time elege Puigdemont como um dos fugitivos mais procurados

O ex-presidente do governo catalão faz parte da lista do cinco fugitivos políticos mais procurados em 2018

“Nem sempre é bom ser procurado” começou por escrever a revista Time, afirmando que quer falar sobre o drama geopolítico, especificamente sobre as personalidades “'mais procuradas' que chamaram a atenção do mundo e ainda contar as suas histórias específicas sobre o estado global em 2018”.

Carles Puigedmont aparece como a primeira personalidade política ‘mais procurada'. A revista inclui ainda Julian Assange o fundador da WikiLeaks, Ramush Haradinaj, o primeiro-ministro Kosovar e um dos fundadores do Exército de Libertação do Kosovo, Fethullah Gulen, o islamista turco que está exiliado nos Estados Unidos da América e Mikheil Saakashvili, o ex-residetnte georgiano que foi condenado por abuso de poder.

A revista Time relembra que os cidadãos da Catalunha aprovaram em 1978, através de uma votação, a nova Constituição espanhola que tornou ilegal que uma região se declarasse independência de Espanha sem mudar a Constituição. No entanto, 40 anos depois, Puigdemont seguiu com o referendo sobre a independência.

Segundo a Time, o independentista “utilizou os resultados enviesados dessa consulta para anunciar a secessão da Catalunha e o Governo de Madrid, defendendo o direito constitucional, destituiu o parlamento catalão e ordenou novas eleições regionais”.

O ex-presidente fugiu, juntamente com quatro membros do seu executivo para Bruxelas enquanto foi ordenada a sua detenção por parte da justiça espanhola.