Sociedade

Estão abertas as candidaturas aos estágios profissionais do IEFP

O Instituto do Emprego e Formação Profissional abriu as candidaturas até 1 de março; estão agendadas mais três fases ao longo do ano

Abriram esta quinta-feira as candidaturas à primeira fase dos estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O período termina a 1 de março e conta com uma dotação orçamental de 30 milhões de euros.

Segundo o  IEFP, a dotação orçamental está dividida da seguinte forma: 11,55 milhões para a região norte, 9,7 milhões para Lisboa e Vale do Tejo, 5,7 milhões para o Centro, 1,75 milhões para o Alentejo e 1,3 milhões para o Algarve.

Para além deste período, o IEFP já avançou que estarão abertas novas fases de candidatura entre 1 de maio e 1 de junho; 1 e 31 de julho; e 1 de outubro e 2 de novembro.

As candidaturas destinam-se a empresas e trabalhadores, sendo que do lado das companhias podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas do setor privado, com ou sem fins lucrativos. Os desempregados que queiram concorrer aos estágios devem estar inscritos no IEFP. Os estágios destinam-se, sobretudo, a jovens entre os 18 e os 30 anos de idade ou desempregados há mais de 12 meses.

Os estágios têm a duração de nove meses e a bolsa mensal atribuída varia em função do nível de qualificação do candidato. O IEFP suporta no mínimo 65% do valor da bolsa, dependendo da tipologia do destinatário e do promotor, ficando a entidade empregadora responsável pelo pagamento do restante valor.