Jorge Gomes critica dados “falsos” no relatório sobre os incêndios de outubro

O antigo secretário de Estado da Administração Interna criticou a Comissão Técnica Independente aos incêndios de outubro.

Jorge Gomes, ex-secretário de Estado da Administração Interna, disse esta quinta-feira em conferência de imprensa que o relatório da Comissão Técnica Independente aos incêndios de outubro tinha informações “falsas”.

Segundo Jorge Gomes, “o Estado e o Governo jamais retiraram meios quando são necessários”.

“Nada do que aconteceu foi por falta de meios, tudo o que aconteceu foi porque não havia forma de conter a dimensão [dos fogos]. Arderem dez mil campos de futebol numa hora, era essa a progressão do incêndio e não há meios aéreos e humanos, não há recursos nenhuns que consigam suster incêndios desses”, acrescentou o deputado socialista.

Jorge Gomes criticou ainda a Comissão Técnica por não ter feito o contraditório das posições assumidas por Albino Tavares, que na altura dos incêndios desempenhava funções de primeiro comandante operacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Recorde-se que o relatório aponta falhas no reforço dos meios apesar das previsões meteorológicas que aconselhavam ao prolongamento da fase Charlie em outubro.