Apple é a marca mais valiosa do mundo

A Apple lidera, pelo oitavo ano consecutivo, o ranking da “Forbes” das marcas mais valiosas do mundo, seguida da Google. Em 2018,o valor da marca da empresa de tecnologia foi de 182,8 mil milhões de dólares, um aumento de 8% face ao ano passado.

A Google ocupa o segundo lugar da lista pelo terceiro ano consecutivo, com um valor de 132,1 mil milhões de dólares – mais 30% que em 2017.

Em termos de valor, a Apple tem uma vantagem de 38% sobre a Google, que tem vindo a diminuir esta diferença nos últimos anos. O Google é o motor de busca mais usado em todo o mundo, com uma quota de mercado global de 80%.

A completar o topo da lista das marcas mais valiosas do mundo está a Microsoft, com 104,8 milhões de dólares, seguida do Facebook, com um valor de marca de 94,8 mil milhões de dólares e da Amazon com 70,9 mil milhões de dólares.

De acordo com a “Forbes”, a Apple lidera como marca mais valiosa devido às vendas do iPhone X – que custa 999 dólares -, o smartphone mais vendido no primeiro trimestre de 2018. Apesar de a Samsung ter vendido mais smartphones do que a Apple no final de 2017, estima-se que esta tenha conseguido quase 87% dos lucros da indústria dos telemóveis no mesmo período.

A disparidade de lucros reflete-se no valor da marca, com a Apple a valer quatro vezes mais do que a Samsung (7.º), que tem um valor de marca de 47,6 mil milhões de dólares,

A Amazon ultrapassou a Coca-Cola em valor de marca – única alteração no top 5 por comparação com 2017. Apesar da mudança dos hábitos de consumo, a Coca-cola continua a ser uma marca importante e é a única não tecnológica incluída nas sete primeiras da lista da Forbes.

As cinco marcas mais valiosas do mundo são de tecnologia e juntas valem cerca de 586 mil milhões de dólares. As 100 marcas mais valiosas têm um valor acumulado de 2,15 biliões de dólares. O estudo avaliou mais de 200 marcas a nível mundial para chegar ao ranking.