Espanha. Antigo hospital com um sepulcro do século XVI convertido em Burger King

A autarquia de Plasencia arrendou este espaço protegido à cadeia de fast food considerando que “o melhor para a preservação do edifício é que tenha alguma utilidade”

Neste município da província de Cáceres, as pessoas nem tempo tiveram de se espantar ou envergonhar da inversão da autarquia no que toca ao destino da recuperação de um edifício histórico. Governada pelo Partido Popular, esta arrendou à empresa Chaiten Extremadura a ábside do hospital de San Roque onde foi enterrado Francisco de Valencia, mecenas do antigo hospital, para que aquela pudesse abrir o segundo Burger King na localidad. A que preço: 15.504 euros mais IVA anuais durante un período de 20 anos.

O município reintegrou este espaço no seu património há dois anos depois deste ter sido utilizado como armazém de uma espresa ao longo de várias décadas. O sepulcro estava meio oculto no solo e a sua redescoberta deu azo a grandes notícias e às boas intenções camarárias que pensavam aproveitar o seu restauro para conseguir assim fazer daquele um monumento e um ponto de interesse histórico.

O plano inicial da autarquia era esse, e era com isto que os municípes contavam. Mas segundo noticiou o diário "Hoy", afinal a câmara preferiu desonerar-se e ainda tirar algum lucro com o espaço, arrendando-o à Burger King, e adiantando que “considera que o melhor é que todo o edifício no qual se encontra integrado tenha uma única utilidade, que será a de restaurante, e não várias como tinha acontecido até agora". As reacções, menos do que de espanto, foram caústicas, irónicas, jocosas. Eis alguns exemplos que aquele jornal destacou a partir das redes sociais:

“Desconheço o que se terá passado para que a ideia de restaurar o dito monumento tenha acabado por resultar num arrendamento à empresa de fritanga insalubre”.

“Cuidando do património…. melhor que o cheio a pedras centenárias é o cheiro a óleos requeimados e cancerígenos”.

“Ao dólares norte-americanos sempre lhes soube bem apropriarem-se da história europeia".

“Alucina vizinha!!!!! Ábside con cheiro a batata frita, hambúrgueres e ketchup!“