Mineiros pedem aos deputados para obrigarem empresa mineira a cumprir a lei

“Levam os nossos recursos, levam o nosso dinheiro e deixam as doenças e os problemas ambientais”, disseram aos deputados.

"Ser mineiro e trabalhar nesta indústria não é o mesmo do que ser deputado, com todo o respeito por todas as profissões", disseram hoje representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social. Os mineiros pedem aos deputados que obriguem a Somincor, subsidiária da Lundin Mining, que respeite a Constituição portuguesa.

"Levam os nossos recursos, levam o nosso dinheiro e deixam as doenças e os problemas ambientais", disseram aos deputados. 

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) instaurou, há duas semanas, procedimentos de contra-ordenação à empresa e participou ao Ministério Público suspeitas de violação do direito à greve. Os trabalhadores queixam-se ainda de alterações nos horários de trabalho, mudança de funções dos trabalhadores, representando perdas salariais, e interdição ao local de acesso ao local de trabalho.