Pensões antecipadas vão sofrer novo corte

A esperança média de vida é o dado  utilizado pelo governo para calcular um dos cortes que se aplicam às pensões antecipadas. 

Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2018 terão um corte de 14,5% na pensão, resultado do aumento da esperança média de vida, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do organismo, a esperança de vida aos 65 anos atingiu 19,45 anos para o total da população. Aos 65 anos os homens podem esperar viver, em média, mais 17,55 anos e as mulheres mais 20,81 anos, o que representa ganhos de 1,39 anos e de 1,26 anos, respetivamente, nos últimos dez anos.

A esperança média de vida é o dado  utilizado pelo governo para calcular um dos cortes que se aplicam às pensões antecipadas. É com base na evolução deste dado entre 2000 e 2007 que o Executivo calcula um dos cortes que é aplicado às pensões antecipadas atribuídas em 2018. Além da redução do fator de sustentabilidade, os pensionistas que se reformam antecipadamente sofrem uma redução de 0,5% por cada mês que falte para a idade da reforma (ou 6% ao ano). 

A idade da reforma também sobe em função da esperança média de vida e está agora nos 66 anos e 4 meses.