Chuva vai durar até sexta-feira

E as temperaturas vão andar num ‘sobe e desce’

O verão começa no dia 21 de junho, mas parece que, em vez de sol e calor, vamos ter chuva e frio…

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo Diário de Notícias, estão previstos períodos de chuva e aguaceiros até sexta-feira. A precipitação será mais forte no norte e centro do país, mas também poderá ocorrer no sul.

E as temperaturas também vão baixar. "De hoje até quarta-feira [o mau tempo] tem origem numa zona depressionária a norte da Península Ibérica e a partir de quinta-feira a passagem de uma superfície frontal fria vai fazer com que as temperaturas desçam" disse Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, ao Diário de Notícias.

"Estamos na primavera e é habitual a ocorrência de trovoadas, aguaceiros e granizo", refere a especialista, que recorda que, em 2013, houve queda de neve na Serra da Estrela exatamente nesta altura.

A temperatura máxima vai subir "4 a 8 ºC" na quarta-feira, mas volta a descer na quinta-feira. A sexta-feira será o dia mais quente da semana, com as máximas a variar entre os 17º e 26ºC. Mas nem tudo é bom: no sábado, as temperaturas voltam a descer "mais significativa na região do vale do Tejo e Alto Alentejo, não se esperando valores superiores a 23ºC".

Apesar deste ‘sobe e desce’ de temperaturas os meteorologistas não descartam a hipótese de haver uma vaga de calor ainda em junho.