LifeStyle

Sabe o que é a rabdomiólise?

O caso de Jared mostra como é preciso ter cuidado com o que se faz no ginásio

Rabdomiólise, uma palavra que é muito importante no mundo dos “gymmers”. Sabe porquê? Trata-se de uma síndrome grave provocada pelo excesso de exercício e que resulta numa lesão muscular grave direta ou indireta.

Esta lesão resulta da morte das fibras musculares e a libertação dos seus componentes na corrente sanguínea. É importante ter em conta que esta situação não deve ser encarada de ânimo leve e pode provocar graves complicações como insuficiência renal.

A melhor receita é sempre praticar o exercício de maneira esporádica e não excessiva. Jared Shamburger descobriu isso da pior maneira.

A vontade de chegar aos calcanhares do pai e do irmão - que levantavam pesos há muito tempo - foi tanta que Jared Shamburger, um norte-americano com apenas 17 anos, decidiu inscrever-se no ginásio. "Eu tenho que alcançá-los e ficar tão grande quanto eles", disse Jared à estação de notícias KTRK.

Foi com o excesso de exercício físico que acabou por ficar doente. Após um longo e intenso dia no ginásio, Jared queixava-se de dores e sentia um inchaço no corpo. Tudo lhe doía ao mínimo toque. A sua mãe suspeitou de imediato que algo se passava e decidiu investigar o que se passava -  fez uma pesquisa na Internet, descobriu o termo rabdomiólise e decidiu ligar ao pediatra de para pedir uma segunda opinião.   

Entre as várias substâncias que entraram na corrente sanguínea, está uma proteína chamada mioglobina, que normalmente se encontra no ferro e no oxigênio. Quando ‘entra’ no sangue, obstrui os rins, razão pela qual este problema pode levar à insuficiência renal.

Para além disso, os músculos afetados também libertam vários iões e enzimas, que podem afetar o ritmo cardíaco e causar outros problemas no organismo, como níveis de cálcio perigosamente baixos.

Este tipo de lesões pode acontecer devido ao excesso de exercício físico ou ao consumo de certos medicamentos e drogas. Dores musculares, tonturas, vómitos, batimento cardíaco irregular e urina escura são os sintomas resultantes desta doença.

Para resolver este problema, o melhor é ingerir grandes quantidades de líquidos e repousar. No pior dos casos, a diálise também é uma das soluções.