Indústria do calçado em exposição e debate

A indústria portuguesa do calçado está, a partir de amanhã e até 13 de julho em debate e exposição no Ministério da Economia. O propósito é divulgar o “FOOTure”, projeto de inovação e economia digital do setor através da exposição de algumas das novas soluções técnicas e tecnológicas da fileira do calçado, estando ainda agendados…

“Com esta iniciativa o Ministério da Economia alia-se ao Plano Estratégico da Indústria Portuguesa de Calçado, que tem como objetivo tornar o calçado português a grande referência internacional pela sofisticação e pela criatividade”, diz a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).

Segundo a associação, o plano almeja ainda o reforço das “exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação”.  

Segundo a APICCAPS, o Espaço 560, no Ministério da Economia, em Lisboa, onde estará a exposição, “visa promover a indústria portuguesa e as suas mais-valias numa lógica contemporânea e de futuro, sendo uma das medidas da Iniciativa i.4.0”.

A associação salienta que “através de um conceito expositivo e de ciclos de seminários temáticos, mostra-se a capacidade e o potencial de Portugal no ‘design’, na conceção, na produção e na comercialização de componentes e produtos das mais diversas indústrias”.

A APICCAPS revela ainda que FOOTure 4.0 se apresenta como um “roteiro para economia digital” que visa “explorar as oportunidades criadas pela Indústria 4.0”, envolvendo “um novo ecossistema” de mais de 70 entidades entre empresas, startups, universidades, centros de inteligência e entidades do sistema científico e tecnológico”.

A iniciativa prevê um investimento de 50 milhões de euros em inovação e economia digital para fazer do setor do calçado “líder mundial na relação com os clientes através da sofisticação do produto, resposta rápida e nível de serviço”.