Ministério da Agricultura avalia prejuízos do granizo que atingiu região Norte do país

Com o calor que sem ter feito sentir no país, muitos não esperavam certamente que o dia de hoje ficasse marcado por uma queda de grazino no norte de Portugal. 

Em Lamego, esta queda intensa de granizo provocou dezenas de inundações em lojas, garagens e escritórios.

De acordo com a Proteção Civil Municipal de Lamego, este fenómeno meteorológico demorou cerca de 30 minutos e atingiu também as freguesias rurais da encosta do concelho virada para o rio Douro. "Começou a cair granizo com grande intensidade, chegando mesmo a atingir alguns centímetros de altura em algumas zonas da cidade".

Entre as zonas afetadas estão ainda Vila Real, Armamar e Resende. O fenómeno obrigou mesmo o Ministério da Agricultura enviar meios para o terreno de forma a fazer uma avaliação dos danos causados. “Os serviços do Ministério estão focados na identificação de prejuízos materiais relacionados com situações que possam dar origem à necessidade de restabelecimento do potencial produtivo (infraestruturas de apoio à atividade agrícola e equipamentos), uma vez que, no que diz respeito às culturas, a queda de granizo e as chuvas intensas constituem um risco coberto pelo sistema de seguros agrícolas, subsidiado pelo Estado em 60%, o que representa um esforço público anual superior a 11 milhões de euros para apoiar os agricultores portugueses”, afirmam em comunicado.