Lisboa. Zonas turísticas vão ter recolha de lixo aos domingos

“Faz sentido alargar a recolha ao domingo, porque as áreas de pressão turística correspondem a uma área superior aquela que é hoje a área de recolha ao domingo”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Duarte Cordeiro , anunciou esta semana, durante a reunião pública do executivo camarário, que as “zonas de maior pressão turística” vão passar a ter recolha de lixo aos domingos.

Segundo o autarca, esta alteração deverá entrar em vigor assim que se chegue a acordo com os trabalhadores e sindicatos. Esta medida surge com a preocupação da CML pela higiene pública, e os socialistas queriam alargar esta medida para toda a cidade, mas essa proposta não passou.

Sobre a higiene pública em Lisboa, o vereador João Pedro Costa notou na reunião que “com os seus 4,5 milhões de turistas e 505 mil habitantes, Lisboa tem tido um aumento da produção de resíduos, que se situarão na ordem das 800 toneladas por dia. Este fenómeno é particularmente visível nalguns bairros e nas zonas históricas, aos feriados e aos fins de semana, em que se acumula lixo na via pública.”

O vereador do PSD acrescentou que “é possível recolher lixo todos os dias, sem, dessa forma, prejudicar os direitos dos trabalhadores afetos a esta atividade”.