Autoridades encontraram jovens atletas que tinham desaparecido numa gruta na Tailândia

Estavam desaparecidos há 10 dias

Dez dias depois de terem desaparecido numa gruta na Tailândia, 12 jovens de uma equipa de futebol juvenil tailandesa e o seu treinador foram encontrados com vida, esta segunda-feira. A confirmação foi dada pelo governador regional tailandês à BBC.

Várias equipas de emergência tailandesas, com apoio internacional, tiveram dificuldades nas operações de resgate devido às chuvas intensas. No entanto, este domingo, os mergulhadores fizeram vários progressos com a drenagem da água da gruta, o que fez com que conseguissem encontrar a equipa.

Segundo o governador regional Narongsak Osottanakorn, o desafio neste momento é extrair todos os indivíduos da gruta, de forma segura. As equipas de salvamento dizem que as chuvas e a lama podem dificultar o processo.

A equipa de juvenis tinha desaparecido no dia 22 de junho, nas de Tham Luang. Os jovens têm entre os 11 e os 16 e estariam a visitar o local, juntamente com o treinador (25 anos), quando foram surpreendidos pela subida dos níveis da água, devido às chuvas características da época das monções (junho a outubro). A entrada da gruta terá ficado inacessível, devido a uma inundação.

As buscas foram iniciadas no mesmo dia, durante a noite, depois de uma das mães ter dado o seu filho como desaparecido.

Os 23 indivíduos ficaram presos durante 10 dias, sem qualquer contacto com o exterior. Todos eles foram descobertos pela equipa naval especial da Tailândia.