Habeas corpus autorizado. Lula da Silva pode sair já este domingo

Sérgio Moro recusa-se a cumprir ordem de juiz desembargador. Deputados do PT estão em Curitiba para assegurarem liberdade do ex-líder. 

Lula da Silva pode ser libertado este domingo da prisão. Um juiz desembargador do Tribunal Federal de Porto Alegre aceitou este domingo o pedido de habeas corpus avançado por um grupo de deputados do Partido dos Trabalhadores, argumentando que a prisão do ex-presidente brasileiro não tem fundamentos jurídicos. 

A libertação do ex-líder brasileiro não é líquida. O juiz desembargador, Rogério Favreto, entrou este domingo na mira de Sérgio Moro, juiz federal e o grande manobrador do processo Lava-Jato, através do qual Lula da Silva foi condenado a uma pena de 12 anos e um mês. Moro assegurou este domingo que não libertará Lula. 

De acordo com o juiz federal, não cabe ao juiz desembargador decidir sobre o pedido dos deputados do PT, uma vez que esta transitou no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região e pelo Supremo Tribunal Federal. Favreto, que é um antigo militante de 20 anos do PT, é, aos olhos de Moro, uma "autoridade absolutamente incompetente". 

Os deputados do pedido de habeas corpus – são três: Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira – estão na prisão da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula da Silva se encontra desde maio, para garantirem a liberdade ainda este domingo. O Ministério Público brasileiro, contudo, ainda pode recorrer da decisão de Favreto. 

[Em atualização]