Incêndios. Há pelo menos 20 habitações destruídas no concelho de Monchique

O número inicial avançado pelo presidente da Câmara era de 17 casas destruídas, mas o levantamento feito pelos têcnicos da autarquia já encontrou mais três casas

O levantamento dos danos provocados pelo incêndio que assolou Monchique na última semana aponta já para 20 casas destruídas pelas chamas, só nesse concelho. Dessas, 17 são de primeira habitação.

Este trabalhado de reconhecimento está a ser feito por técnicos da Câmara Municipal. A lista de casas de primeira habitação afetadas tem vindo a crescer.

“Apercebemo-nos que tem vindo a crescer o número, algumas habitações ainda não tinham sido faladas e dado baixa no nosso sistema. O presidente tinha falado inicialmente de 17 casas divididas nas duas freguesias, neste momento não posso precisar em cada freguesia, mas sabemos que são mais de 20 casas”, disse Luís Matos, técnico da Câmara Municipal à SIC Notícias.

O presidente da Câmara Municipal, Rui André, tinha dito à Agência Lusa que o incêndio poderia chegar a destruir, ao todo, “cerca de 50 casas”. “Neste momento, e sem ter um levantamento exaustivo, teremos cerca de 50 habitações destruídas, totalmente ou parcialmente. Estamos neste momento a avaliar para percebermos as reais condições dessas casas, para podermos começar a fazer contas e vermos os prejuízos deste incêndio”, disse a 9 de agosto.

Aquando da visita de António Costa à região afetada, o número avançado pelo autarca foi de 17 casas que precisam de “reconstrução total” no concelho de Monchique, sendo 13 na freguesia de Alferce e quatro em Monchique.