Zimbabué. Mnangagwa tomou posse como presidente

Na sexta-feira o Tribunal Constitucional declarou que Emmerson Mnangagwa é o legítimo vencedor das eleições presidenciais

O presidente eleito Emmerson Mnangagwa tomou hoje posse como presidente do Zimbabué perante milhares de pessoas na capital, Harare. 

Na sexta-feira, o Tribunal Constitucional declarou, após um braço-de-ferro sobre os resultados eleitorais com o candidato da oposição, Nelson Chamisa, Mnangagwa vencedor das eleições presidenciais. 

Segundo a Comissão Eleitoral do Zimbabué, Mnangagwa ganhou as eleições com pouco mais de 50% dos votos, o mínimo para evitar uma segunda volta presidencial. Na semana em que os resultados foram divulgados, milhares de manifestantes foram para as ruas de Harare contestar a legitimidade da ida às urnas por desconfiarem de fraude eleitoral, uma prática bastante comum durante os anos do antigo presidente e ditador Robert Mugabe. 

As eleições presidenciais foram realizadas no seguimento de um golpe de Estado das forças militares liderado por Mnangagwa, em tempos benjamin e braço direito de Mugabe. Mnangagwa manteve-se por alguns meses no poder até à ida às urnas de milhões de zimbabuanos.