“Eu atravesso a rua e arranjo-lhe já um trabalho”, disse Macron a um jovem desempregado

A conversa decorreu durante uma visitar ao palácio do Eliseu, em Paris, no âmbito das Jornadas Europeias do Património

Emmanuel Macron, presidente francês, está a ser alvo de críticas depois de ter dito a um jovem desempregado de que lhe bastava atravessar a rua que lhe arranjava emprego.

O jovem queixou-se de que não conseguia encontrar emprego: “Tenho 25 anos e, apesar de mandar currículos e cartas de motivação nada acontece. Envio para tdos os lados, autarquias, mas ninguém liga”. E Macron sugeriu ao jovem que mudasse de setor e disse-lhe que só lhe bastava “atravessar a rua” para lhe encontrar trabalho.

“Se estiveres preparado e motivado, há empregos nos hotéis, nos bares, nos restaurantes, na construção, não há lugar onde não estejam a procurar pessoas. Eu atravesso a rua e arranjo-lhe já um trabalho”, afirmou o chefe de Estado francês.

O jovem disse que não tinha problemas em mudar de área, mas que independentemente disso não obtinha respostas por parte dos empregadores.

O presidente francês voltou a insistir: “Vais por uma rua vais a Montparnasse, vais a todos os cafés e restaurantes. Francamente, tenho a certeza que um em cada dois estão a recrutar agora. Vai lá”.

As palavras de Macron não foram bem aceites pelos franceses que já reagiram, acusando-o de não conhecer a realidade dos franceses desempregados.

Alexis Corbière, deputado e porta-voz do movimento França Insubmissa, liderado por Jean-Luc Mélenchon, também reagiu no Twitter: "’Atravesso a rua e arranjo-te já um emprego’, diz Macron. É culpa dos desempregados não conseguirem arranjar um emprego? Absurdo… A impotência do governo face ao desemprego transforma-se em desprezo em relação aos desempregados…".