Trabalhadores da RTP revoltados com aumento salarial de Fernando Mendes

O “mercado da televisão entrou numa filosofia de tipo futebolístico na sequência da transferência” de Cristina Ferreira da TVI para a SIC.

Trabalhadores da RTP revoltados com aumento salarial de Fernando Mendes

A Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP está revoltada com o Conselho de Administração da estação. Em comunicado publicado esta quinta-feira no Facebook, a CT começou por referir que o "mercado da televisão entrou numa filosofia de tipo futebolístico na sequência da transferência" de Cristina Ferreira da TVI para a SIC, "por verbas difíceis de entender". Os trabalhadores acusam a RTP de ter entrado mesmo ‘esquema’, ao renovar o contrato de Fernando Mendes – apresentador do ‘Preço Certo’ – por valores "que podem chegar aos 20 mil euros" por mês.

A CT da estação pública explica que não se trata da “avaliação do merecimento destes valores", mas sim "o tratamento justo e equitativo daqueles que dão tudo pela RTP" e que há cerca de “dez anos” que não são aumentados.

Na mesma nota publicada na rede social, a CT aponta ainda que a realização do Festival Eurovisão da Canção deste ano em Lisboa foi apenas uma desculpa para a não revisão salarial, ainda que a administração da RTP tenha garantido que o evento "nunca seria pago pelos trabalhadores".

Os trabalhadores terminam a nota com uma questão colocada à Administração da RTP: Se a RTP gastou menos do que se esperaria no Eurofestival, "vai atingir resultados positivos" e "pode aumentar apresentadores entrando na loucura televisiva deste verão, porque é que não pode fazer reenquadramentos profissionais dos seus trabalhadores?".