Jovem sobrevive 48 dias no mar com ajuda de uma plataforma de captura de peixe

Um jovem da Indonésia sobreviveu 48 dias no mar apenas com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe. Depois disso, foi encontrado e resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam.

Segundo adiantam fontes oficiais, o jovem náufrago foi desembarcado no Japão. O diplomata Fajar Firdaus, do consulado da Indonésia em Osaca, no Japão, avançou à agência noticiosa Efe, que Adil Novel Adilang, com apenas 19 anos, se encontra bem de saúde e que já regressou a casa, em Woru, nas Celebes (arquipélago indonésio).

Tudo aconteceu no dia 14 de julho, quando Aldi estava a trabalhar na plataforma flutuante de madeira para captura de peixe, ancorada a cerca de 125 quilómetros ao largo do norte das Celebes, quando ocorreu um corte no cabo da âncora que empurrou o viveiro para norte, devido aos ventos fortes que se faziam sentir na altura. O jovem de 19 anos vivia nesta plataforma e era responsável pela manutenção do sistema de iluminação utilizada para atrair e consequentemente capturar os peixes.

No entanto, a estrutura não dispunha de qualquer motor e encontrava-se à deriva, mas o náufrago tinha consigo um aparelho de transmissão via rádio que funcionava com energia solar, tendo conseguido contactar, ao longo das últimas semanas, com pelo menos dez navios.

Foi então que o cargueiro "MV Arpeggio", com pavilhão do Panamá, intercetou o sinal de rádio e resgatou Aldi no dia 31 de agosto, em águas territoriais da ilha de Guam.

As autoridades oficias explicaram ainda que o resgate acabou por se tornar complicado devido à forte ondulação – que impediu o navio de se aproximar, tendo o jovem sido recolhido através de um cabo lançado pela embarcação de transporte de mercadorias.

"O capitão do navio que o resgatou disse que, quando o encontraram, Aldi estava tão débil que não conseguia levantar-se devido à extrema fadiga", disse à Efe o diplomata indonésio.