Fórmula 1. Hamilton muito perto do penta mundial

O piloto britânico venceu o Grande Prémio da Rússia e, a cinco rondas do fim, tem mais 50 pontos que Sebastian Vettel

Lewis Hamilton está cada vez mais próximo de conquistar o quinto título mundial de Fórmula 1, após a vitória deste domingo no Grande Prémio da Rússia. A cinco rondas do fim, o piloto britânico leva 50 pontos de vantagem sobre Sebastian Vettel, o grande rival.

O triunfo em Sochi (terceiro consecutivo no Mundial), porém, acabou por ficar marcado pela ordem da Mercedes para que o colega Valtteri Bottas deixasse Hamilton ultrapassá-lo no final da primeira metade da corrida. Bottas, que saiu da pole-position, chegou ainda a perguntar à equipa, já na fase final da prova, se terminaria em segundo ou se voltaria a ser líder – e a resposta não podia ser mais clara: "Fica tudo como está."

 

LAP 25/53: And on @MercedesAMGF1 team orders, Bottas lets Hamilton through

#RussianGP #F1 pic.twitter.com/fHMC60yYwn

— Formula 1 (@F1) 30 de setembro de 2018

 

“Na verdade foi um dia muito difícil, porque o Valtteri fez um trabalho fantástico durante todo o fim de semana e foi um verdadeiro cavalheiro ao deixar-me passar. Ele não está a lutar pelo campeonato e este acabou por ser um excelente fim de semana para toda a equipa. Posso entender como foi difícil deve ser este segundo lugar para o Valtteri. Ele merecia vencer a corrida. Contudo, estamos a trabalhar para vencer os dois campeonatos – de pilotos e construtores – e acho que hoje foi um verdadeiro esforço de equipa”, salientou Hamilton, garantindo que a decisão não passou por si: "Obviamente que foi uma decisão tomada pela equipa, que sentiu ser a melhor, mas para mim é uma situação muito desconfortável."

O finlandês subiu ao terceiro lugar da classificação geral, com 189 pontos, ultrapassando o compatriota Kimi Raikkonen, que tem menos três. Hamilton lidera com 306 e Vettel segue com 256. O maior destaque da corrida acabou por ser Max Verstappen: no dia em que completou 21 anos, o holandês largou do último lugar da grelha de partida, saltou para a quinta posição ao final de oito das 53 voltas da corrida e até chegou a assumir o comando, à passagem da volta 19. Viria a terminar em quinto.
 

RACE CLASSIFICATION: @LewisHamilton extends his championship lead to 50 points with five races to go #RussianGP #F1 pic.twitter.com/sPNfPstO9m

— Formula 1 (@F1) 30 de setembro de 2018